Páginas

Bem vindo ao meu BLOG!

A idéia do BLOG surgiu como uma tentativa de trazer informação médica de qualidade dirigida aos pacientes e público geral.
As informações contidas no Blog não substituem uma consulta. Consulte sempre o seu médico em casos de problemas de saúde.

Dra Alessandra Coutinho de Faria (alessandrafaria@cdbh.com.br)

CDBH

CDBH

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Alimentos calóricos viciam?

Lendo as atualizações do site da ABESO (Associação brasileira  para o estudo da obesidade) encontrei uma matéria interessante: leiam o trecho extraído de lá:
Alimentos Muito Calóricos Viciam como Drogas
Pesquisa feita no Instituto de Pesquisas Scripps, na Florida, EUA, concluiu que o uso frequente e abusivo de alimentos com alto valor calórico pode viciar tanto quanto nicotina ou cocaína. Ou seja, mostrou que o consumo desse tipo de alimento pode desencadear no cérebro respostas semelhantes às de um dependente.
Publicado na revista Nature Neuroscience, o estudo identificou, em ratos com sobrepeso, queda nos níveis de dopamina – substância ligada à sensação de prazer - semelhante ao que ocorre com dependentes de drogas.
O autor do estudo, Paul Kenny, explica que o trabalho se baseou em dois tipos de alimentos: aqueles com alto valor calórico e comidas consideradas saudáveis, oferecidos para três grupos de ratos. O primeiro recebeu dieta balanceada; o segundo grupo foi contemplado com comida saudável, mas durante uma hora, diariamente, tinha acesso a alimentos com alto valor calórico; e os do terceiro grupo receberam unicamente uma dieta calórica. Este último grupo logo se tornou obeso.
Paul Kenny afirmou ao final da pesquisa que a obesidade pode gerar compulsão por alimentos. E mais: que “tratamentos aplicados em outras formas de compulsão, como o vício em drogas, podem ser eficazes na terapia contra a obesidade”. 

Seguidores