Páginas

Bem vindo ao meu BLOG!

A idéia do BLOG surgiu como uma tentativa de trazer informação médica de qualidade dirigida aos pacientes e público geral.
As informações contidas no Blog não substituem uma consulta. Consulte sempre o seu médico em casos de problemas de saúde.

Dra Alessandra Coutinho de Faria (alessandrafaria@cdbh.com.br)

CDBH

CDBH

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Novidades do Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia (SINE)

Aconteceu na semana passada (21 a 23 de abril/2010) o XV SINE, um simpósio internacional de neuroendocrinologia. Para quem não sabe a neuroendocrinologia é um ramo da Endocrinologia que estuda as alterações da hipófise. A hipófise é um glândula pequena localizada na base do cérebro que possui várias funções importantíssimas no nosso organismo. Ela é o centro mais importante de comando da produção hormonal. Isso porque ela produz os hormônios que vão estimular os ovários, os testículos, a tireóide, as suprarrenais etc. Ela também produz a prolactina, importante na produção do leite materno mas que se aumentada pode levar a perda de libido, impotência sexual, alterações menstruais e infertilidade. A hipófise produz também o GH, que é o hormônio responsável pelo crescimento em crianças. Além disso a hipófise pode abrigar diversos tipos de tumores que, embora geralmente benignos, podem levar a perda de visão, dor de cabeça e deficiências de diversos hormônios. 
Eu estava lá e vou postar durante a semana as principais novidades que foram ditas nesse congresso.

Seguidores