Páginas

Bem vindo ao meu BLOG!

A idéia do BLOG surgiu como uma tentativa de trazer informação médica de qualidade dirigida aos pacientes e público geral.
As informações contidas no Blog não substituem uma consulta. Consulte sempre o seu médico em casos de problemas de saúde.

Dra Alessandra Coutinho de Faria (alessandrafaria@cdbh.com.br)

CDBH

CDBH

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dificuldade de ereção pode ser causada por alterações hormonais. Você sabe o que é PROLACTINA?

Essa semana a revista New England Journal of Medicine, uma das mais respeitadas na área médica, trouxe uma revisão muito interessante. O artigo em questão relatou o caso de um homem de 42 anos com diminuição da libido e disfunção erétil. Foi realizada a dosagem da prolactina no sangue desse homem que estava muito aumentada. 
A prolactina é um hormônio produzido por um órgão pequeno, a hipófise,  localizado na base do cérebro. Esse hormônio é responsável pela produção de leite nas mulheres no período da gravidez e amamentação. 
Normalmente esse hormônio está presente em homens e mulheres em quantidades bem pequenas. 
Quando, por qualquer razão, ocorre aumento da prolactina vários sintomas podem surgir. Nas mulheres pode ocorrer irregularidade menstrual, infertilidade, produção de leite  e osteoporose. No homem além da produção de leite e da osteoporose pode ocorrer distúrbios da ereção, infertilidade e perda da libido.
Existem muitas causas de aumento anormal da produção de prolactina. As mais comuns são uso de alguns medicamentos e tumores cerebrais.
No caso citado na revista o paciente possuía um tumor cerebral.
O tratamento mesmo em casos de tumores geralmente é feito apenas com medicamentos, com bons resultados. Em alguns casos raros pode ser necessário cirurgia ou radioterapia.
Só um médico pode definir qual a melhor opção.

Seguidores