Páginas

Bem vindo ao meu BLOG!

A idéia do BLOG surgiu como uma tentativa de trazer informação médica de qualidade dirigida aos pacientes e público geral.
As informações contidas no Blog não substituem uma consulta. Consulte sempre o seu médico em casos de problemas de saúde.

Dra Alessandra Coutinho de Faria (alessandrafaria@cdbh.com.br)

CDBH

CDBH

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Deficiência de hormônio de crescimento (GH) no adulto: o que é isso??

O GH ou hormônio do crescimento exerce um papel fundamental para o crescimento das crianças. A sua falta, nessa fase da vida, sempre leva à baixa estatura. 
Mas o GH também é produzido, em quantidades pequenas, no adulto. No adulto a falta do hormônio do crescimento leva a redução da massa magra e aumento da massa gorda, ou seja, aumenta o percentual de gordura do corpo. Ocorre também aumento do LDL (o chamado "colesterol ruim") e diminuição do HDL, o chamado colesterol "do bem".  Os estudos em pessoas com deficiência de GH na fase adulta mostram que essas pessoas tendem a apresentar maiores alterações do humor e são mais propensas à depressão.
Porém, essas informações devem ser interpretadas de maneira criteriosa. Assim, foi extrapolando esses dados que muitos atletas e praticantes de musculação começaram a utilizar o GH, de maneira totalmente equivocada e sem qualquer indicação médica. O objetivo dessas pessoas era ganhar músculos e reduzir a quantidade de gordura do corpo. Mas é aí que está  o problema. O excesso de GH também é perigoso para a saúde. Ele eleva a glicose (pode provocar diabetes), aumenta o risco de insuficiência cardíaca e parece favorecer o crescimento de tumores malignos.
Assim, a conclusão dos estudos mais recentes é de que a reposição de GH no adulto apenas deve ser utilizada em quem não o produz ou o produz em quantidades muito pequenas (deficiência grave). 
É sempre bom frisar que a falta de GH, seja em adultos ou crianças, é uma condição muito rara e só um médico tem condições de avaliar o risco de um paciente possuir essa doença e, se for o caso, indicar o melhor tratamento.

Seguidores